ESTRATÉGIAS
EDUCACIONAIS

De que vale o processo educacional que não promove mudanças de pensamento e conduta?

Os conteúdos educacionais desenvolvidos pela TuttoLabs são baseados em quatro abordagens educacionais, cujos principais objetivos são definir a metodologia ideal de capacitação para a sua empresa.

A PIRÂMIDE DE APRENDIZAGEM, desenvolvida pelo professor Edgar Dale, mapeia os índices de RETENÇÃO da informação duas semanas após a capacitação recebida.

Essa teoria nos ajuda a determinar os melhores métodos de aprendizagem, que facilitem a MEMORIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO, podendo ser métodos passivos ou ativos.

Adicionalmente, respeitamos a ordem dos níveis de aprendizado segundo a TAXONOMIA DE BLOOM:

  • CONHECIMENTO

    O indivíduo recorda ou reconhece informações, ideias e princípios na forma (aproximada) em que foram aprendidos.

  • COMPREENSÃO

    O indivíduo traduz, compreende ou interpreta informações com base em conhecimento prévio; Aplicação: O indivíduo seleciona, transfere e usa dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de supervisão;

  • APLICAÇÃO

    O indivíduo seleciona, transfere e utiliza dados e princípios para completar um problema ou tarefa com um mínimo de supervisão.

  • ANÁLISE

    O indivíduo distingue, classifica e relaciona hipóteses, evidências ou estruturas de uma declaração ou questão.

A ANDRAGOGIA é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, considerando a experiência como a fonte mais rica para a aprendizagem. Os adultos são motivados a aprender conforme as necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará em sua vida.

Nesse sentido, a ANDRAGOGIA propõe autonomia, colaboração e autogestão da aprendizagem, atributos importantíssimos para quem deseja crescer profissionalmente.

A ANDRAGOGIA, como parte do projeto de educação corporativa, torna o aprendizado mais prazeroso e se converte em prática.

"Andragogia é a arte de causar o entendimento."
Franklin Wave



Na construção dos objetos de aprendizagem, utilizamos a metodologia do STORYTELLING, que está relacionada à narrativa e consiste no uso de palavras e recursos audiovisuais para contar uma história.

O STORYTELLING é um importante instrumento na criação de conteúdos para a educação corporativa. Essa abordagem promove fluidez na forma de transferir o conteúdo, criando uma relação de proximidade com o indivíduo e facilitando a absorção do conhecimento.